2ºC – Conhecimento das Doutrinas Bíblicas

//2ºC – Conhecimento das Doutrinas Bíblicas

2ºC – Conhecimento das Doutrinas Bíblicas

Conhecer as principais doutrinas bíblicas é de suma importância para quem ensina na igreja. No método dos 4Cs da educação cristã, esse é o segundo C, pois além de conhecer as escrituras, é importante entender como as doutrinas são organizadas e aplicadas na nossa vida.

O professor da Escola Bíblica Dominical não deve dominar apenas o tema da revista, que muda a cada semestre, pois cada revista é a apenas uma pequena parte de um todo. A falta de uma classe de discipulado faz com que a maioria dos crentes não tenham conhecimento das nossas doutrinas básicas, o que prejudica o aprendizado do assunto da lição que está sendo estudado.

Certa vez fui ministrar uma aula na classe de discipulado e estava falando de dons espirituais, e nesse dia apareceu um novo convertido que estava indo pela primeira vez na escola dominical. Fiquei sem saber o que fazer, pois falar de profecia e línguas estranhas para quem se converteu ontem não é tão simples. Tive que explicar para esse novo convertido que já estávamos bem avançados, e fiz uma pequena revisão de tudo que já tinha ensinado para poder localizá-lo na aula em questão.

Imagina uma igreja que não tem classe de discipulado, e que o novo convertido vai direto estudar a revista de adultos. Imagina agora que ele chega na classe e a revista fala de escatologia. Temos um novo convertido que se depara com aquela aula que nem mesmo os crentes antigos conseguem entender. Essa situação não é hipotética, todos os dias isso acontece nas classes de Escola Dominical no Brasil inteiro. Nesse caso o professor tem a obrigação de resumir a doutrina estuda para o aluno, deve situar o aluno no contexto geral. Se o professor não for capacitado o aluno não vai entender nada e nunca mais volta.

Um domínio das doutrinas básicas faz com que sua aula não seja algo sem conexão, que não está relacionado a nada. Você não está na igreja domingo pela manhã somente para “cumprir tabela”, a sua aula deve ser o que o aluno tem de mais importante na semana. Você deve mostrar que não á apenas mais uma aula, é a apresentação sistemática de tudo o que a gente acredita, e que esse conhecimento vai fazer o aluno se achegar mais a Deus, através do conhecimento da palavra.  Tudo está conectado, e o centro de tudo é Cristo, Ele é o foco, estamos na sala de aula da EBD por causa Dele, para a glória Dele.

Impactos que o conhecimento das doutrinas deve causar no aluno

1.O aluno deve ficar impressionado

O seu aluno dever sair da aula com aquela sensação de que valeu a pena ter ido à igreja domingo pela manhã e poder dizer “nossa, aprendi algo que está relacionado com uma das principais doutrinas da igreja”. Ele deve ter bem claro na sua mente que tem algo a mais, o que nos leva no próximo impacto.

 2. O aluno deve ficar curioso

Uma vez que ele conseguiu entender que aquela aula está relacionada com algo maior, ele deve sair da aula com a curiosidade de entender o que é que está por trás de tudo isso. Ele deve ficar com desejo de aprender mais, de buscar mais conhecimento, pois apenas uma hora de aula não é suficiente para aprender tudo.

Doutrinas que devemos saber para ministrar uma boa aula

As doutrinas podem ser organizadas de várias maneiras, e algumas igrejas podem ter doutrinas específicas. Eu vou propor uma maneira geral de estudarmos as doutrinas, estudar teologia sistemática, e somente depois relacionar os temas da teologia sistemática com as doutrinas específicas de cada igreja. As doutrinas principais não mudam muito de uma igreja para outra, o que muda geralmente é o texto.

A teologia sistemática é organizada da seguinte maneira:

  1. Teontologia

Estudo de Deus.

Na teontologia estuda-se acerca do caráter de Deus, seus atributos, sua natureza, ou seja, estudamos todos os aspectos que Ele revelou na sua palavra. Não é possível entender Deus por completo, porém podemos aprender um pouco acerca Dele através das escrituras, para assim para termos um relacionamento sério com Ele.

  1. Cristologia

Estudo da pessoa de Cristo.

Na Cristologia procuramos entender tudo que as escrituras revelam acerca da pessoa de Cristo, do seu nascimento à sua morte. Estuda-se a união hipostática de Cristo, como ele era homem e Deus ao mesmo tempo, e como o seu sacrifício é suficiente par nos salvar.

  1. Pneumatologia

Estudo do Espírito Santo.

Na pneumatologia vemos que o Espírito Santo é real e tem agido desde a criação do mundo. Vemos como o Espírito operou no Antigo Testamento, como operou nos tempos do Novo Testamento e como ele opera agora, nos capacitando para fazer a obra de Deus.

  1. Soteriologia

Estudo da salvação.

Na soteriologia estudamos todos os aspectos da salvação. Vemos que Deus planejou salvar a humanidade desde a fundação do mundo. Se observarmos bem, salvação é o tema principal da Bíblia, de Gênesis à Apocalipse Deus tem revelado seu plano. Esse plano consistia em enviar Jesus Cristo, que é Deus encarnado para viver uma vida santa e morrer pagando um alto preço pelos nossos pecados, para assim nos reconciliar com Deus para sempre mediante a fé.

  1. Harmatiologia

Estudo do pecado.

A Bíblia só não fala de pecado em dois capítulos, Gênesis 1 e apocalipse 22. Depois que o pecado entrou no mundo, a humanidade começou a perecer. A Bíblia diz que todos pecaram, e não há um justo sequer, não há ninguém que busque a Deus. Portanto, não podemos fazer nada para nos salvar. Ao estudar sobre o pecado, entendemos que Deus tem sido paciente, pois os nossos pecados ferem a sua santidade, e que a única maneira de nos livrarmos da condenação do pecado, do domínio do pecado e da presença do pecado é aceitando Jesus como nosso único e suficiente salvador.

Você pode encontrar todos esses temas em um livro de teologia sistemática. Aqui no EBD em Foco têm vários textos que tratam desse assunto.

Se você é professor de uma classe que tem muitos novos convertidos, esse conhecimento será de suma importância para o crescimento espiritual desses novos convertidos.

 

Wayne Grudem. Título, Teologia Sistemática: Atual e Exaustiva.

By | 2018-03-02T17:31:39+00:00 março 2nd, 2018|Conhecimento das Doutrinas|0 Comments